TriânguloMineiro.com

Hemocentro de Uberaba incentiva doações devido ao feriado

Voltar

Cidade(s): Uberaba

Doações devem cair em 50% neste período. Para manter o abastecimento, a instituição funcionará uma hora e meia a mais nesta quinta (02/09) e sexta-feira (03/09)

O Hemocentro Regional de Uberaba (Hemominas) começa nesta quinta-feira (1º/09) uma campanha de convocação de doadores com o objetivo de manter abastecido o estoque de sangue durante o fim de semana e feriado de 7 de setembro. Segundo o coordenador da instituição, Paulo Roberto Martins, neste período as doações caem em média 50%.

“A população aproveita para viajar no feriado e como será em uma terça-feira, muitos pedem folga e prolongam o fim de semana. Apesar do estoque estar dentro do limite previsto, é preciso preparar para não faltar. Até porque atendemos 21 hospitais de Uberaba e municípios da região”, explica Paulo.

Durante esta semana a instituição funcionará uma hora e meia a mais, sendo das 7h às 19h, para que as pessoas possam fazer doações. “Ficaremos depois do horário comercial, para que todos participem”, afirma. Na segunda-feira (06/09) e terça-feira (07/09), feriado do Dia da Independência, o Hemocentro de Uberaba funcionará apenas internamente.

A unidade fica na avenida Getúlio Guaritá, ao lado da Clínica Civil do Hospital de Clínicas e em dias normais funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 11 horas.

Em baixa
Por mês, mais de 1.750 pessoas comparecem ao Hemocentro de Uberaba, mas ainda assim, a  demanda muitas vezes é maior do que o número de doações. O estoque de sangue do tipo O negativo, por exemplo, está abaixo da média prevista em pelo menos 30% e já é motivo de preocupação. “Convocamos a população para comparecer e ajudar a abastecer o estoque do Hemocentro. Com a proximidade do feriado, as doações caem e por isso é importante a participação de todos”, lembra Paulo.

Para doar
Para ser um doador voluntário, a pessoa deve estar saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 Kg, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade e apresentar documento de identidade oficial com foto. É também aconselhável que os doadores não estejam em jejum e estes podem tomar café da manhã antes de doar. Já após o almoço, é necessário aguardar pelo menos três horas. Outros critérios serão avaliados no momento da triagem clínica.

Recomende esta notícia

Clique e conheça o Rio Quente Resorts - PRQ

Compre seu ingresso para o Hot Park no Top Ingressos.

Itens relacionados

Comentários

Não existem comentários para esta notícia.

Deixe seus comentários:
  • *
  • *
  • *
  • Enviar Comentário