TriânguloMineiro.com

Romeiros de toda região começam caminhada pela fé

Voltar

Cidade(s): Triângulo Mineiro

Devotos de Nossa Senhora da Abadia saem a pé de vários municípios do Triângulo Mineiro para o santuário da santa, localizado em Romaria. Com objetivo de agradecer por uma graça obtida ou cumprir promessa, eles gastam até quatro dias para chegar ao local.

Caminhar vários quilômetros a pé, enfrentando calor e frio com objetivo de agradecer as bênçãos recebidas, cumprir uma promessa e comemorar o dia de Nossa Senhora da Abadia. Movidos pela fé, milhares de romeiros dos municípios do Triângulo Mineiro, como Uberlândia, Uberaba, Monte Alegre e Patos de Minas começam a caminhar em direção ao Santuário da santa em Romaria (MG).
 
Apenas com uma mochila nas costas com objetos básicos, os romeiros caminham longas distâncias pelas rodovias que ligam os municípios de saída ao santuário para participarem também de missas, novenas e comemorações que começam nesta segunda-feira (02/08) e seguem até o dia da santa, celebrado em 15 de agosto. Segundo o romeiro de Uberlândia, Carlos Antônio dos Santos (48 anos), a fé faz com que os peregrinos enfrentem as adversidades encontradas e a distância.
 
“Já são oito anos de caminhada. No primeiro fui para agradecer por uma graça recebida. A devoção que tinha a santa me ajudou a chegar. Muitos que estavam comigo não conseguiram, por ser uma longa caminhada, mas vale a pena. Agora, vou todos os anos e já me acostumei e, com isso, pude acompanhar o aumento no número de participantes”, conta.
 
A caminhada até o santuário pode durar de dois a quatro dias, dependendo do local de partida. Por exemplo, para os quem saem de Uberlândia é preciso enfrentar 75 quilômetros de chão. Os fies de Uberaba, caminham 128 km; de Monte Alegre, 168 km e de Patos de Minas, 112 km.  Porém, a caminhada é aliviada em pontos de apoio instalados ao longo do caminho.

Nesses locais os devotos irão encontrar uma equipe de enfermagem, banheiros e camas para aliviar a dor da caminhada. Além disso, vão receber alimentação como caldo, pão com carne, suco e água. O ponto funcionará 24 horas por dia e o atendimento aos devotos de Nossa Senhora da Abadia será feito até o dia 13 de agosto.
 
Preparo físico
A peregrinação é feita com muita fé, mas os romeiros devem estar atentos a um detalhe: a longa distância do trajeto requer preparo físico para enfrentar o cansaço. Peregrinos que não estão bem condicionados correm o risco de não completar o trajeto proposto. O ortopedista Leandro Gomide explica que a primeira atitude para prevenir lesões é escolher um tênis adequado antes da peregrinação. “O calçado deve ser usado e possuir a forma do pé do caminhante e amortecedores. Já a meia precisa ser nova e grossa para uma maior absorção do suor”, orienta.
 
A exposição ao calor também deve ser evitada com o uso de protetor solar e bonés. Beber muita água é fundamental, principalmente, nessa época do ano em que umidade do ar está muito baixa. Muito cuidado ainda com o peso da mochila, onde serão guardados os mantimentos necessários para a viagem. “A mochila precisa conter estritamente o necessário para a subsistência. Barra de cereal é uma boa opção, pois ocupam pouco espaço na mochila, além de ser ótima fonte de energia”, salienta o médico.
 
A postura durante a caminhada é algo imprescindível, segundo o ortopedista, pois muitos romeiros costumam andar de cabeça baixa para não cair em buracos na estrada. Essa postura causa dores no pescoço. “O peregrino deve tentar caminhar com o corpo ereto e, de preferência, olhando para o horizonte”, explica.
 
As bolhas que possam surgir nos pés devido à longa caminhada devem ser estouradas nos postos de assistência que se encontram ao longo do caminho. E sempre é bom respeitar o limite físico de cada peregrino. “Os romeiros devem seguir de forma rigorosa todas essas recomendações para que nada estrague essa bonita tradição de fé e religiosidade”, finaliza o médico.
 
Programação em Romaria
 
02/08 a 05/08 - 19h Missa e louvores a Nossa Senhora da Abadia.
 
06/08 - 11h30 Momento musical na Praça
12h: Abertura das solenidades, levantamento das bandeiras da Nossa Senhora da Abadia e do Divino Espírito Santo;
14h: Missa no Santuário
17h: Missa e Novena perpétua no oratório do Bem-Aventurado Eustáquio
19h: Missa, Novena e Confissões.
 
07/08 - 6h30 Via-Sacra
18h30 Terço, Missa, Novena e Confissões.
 
08/08 - 7, 9, 17 e 19h – Missas no Santuário
8, 10 e 14 – Missas no Oratório de Padre Eustáquio
17h Missa na Praça, procissão e coroação da imagem de Nossa Senhora da Abadia.
 
09/08 a 12/08 - 6h30 Via-Sacra
18h30 Terço, Missa, Novena e Confissões.
 
15/08 - Festa da Chegada de Nossa Senhora aos Céus
0h, 2h, 4h, 5h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30 – Missas no Santuário
7h30, 9h, 10h30, 13,15h – Missas no Oratório do Bem-Aventurado Eustáquio
12h Leilão do Gado
14h Batizados
16h Momento Musical na Praça
17h Missa na Praça
18h Procissão luminosa e coroação da imagem de Nossa Senhora da Abadia pela Catedral de Santa Terezinha de Uberlândia.
 
16/08
Festa do Divino Espírito Santo 8h Missa e procissão

Recomende esta notícia

Clique e conheça o Rio Quente Resorts - PRQ

Compre seu ingresso para o Hot Park no Top Ingressos.

Itens relacionados

Comentários

Não existem comentários para esta notícia.

Deixe seus comentários:
  • *
  • *
  • *
  • Enviar Comentário