TriânguloMineiro.com

Simulação de voto para eleições 2010 pode ser feita pela internet

Voltar

Cidade(s): Triângulo Mineiro

As simulações que antes aconteciam somente nas ruas, agora podem ser feitas pelo site do TSE. Medida tem como objetivo mostrar ao eleitorado como usar a urna eletrônica no dia da votação.

Para incentivar a participação dos eleitores nas eleições gerais de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu portal na internet um simulador de votação. O objetivo é mostrar ao eleitorado como é simples votar na urna eletrônica que será utilizada no dia de votação. Na página é possível simular o voto em trânsito, isto é, fora do domicílio, no colégio eleitoral e o voto no exterior.

No endereço www.tse.jus.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html, o eleitor tem acesso às instruções sobre como votar na urna eletrônica, tanto no candidato, quanto no partido. A página ainda informa sobre a opção do voto em branco. Depois de ler as instruções, o eleitor pode fazer a simulação de voto na eleição nacional e no Distrito Federal. Ele terá de escolher os seus candidatos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

Por ser uma simulação, o sistema oferece ao usuário a opção de votar em candidatos de cinco legendas fictícias: o Partido das Formas Geométricas (PFG) 91, o Partido das Frutas (PF) 92, o Partido dos Animais (PA) 93, o Partido dos Brinquedos (PB) 94, e o Partido dos Esportes (PE) 95.

Segundo o chefe do Cartório da 278ª Zona Eleitoral de Uberlândia, Stefenson Lopes Faria, o sistema ajuda a entender melhor o processo de votação tanto para quem já votou em eleições anteriores como para os que vão votar pela primeira vez. “É uma novidade que além de incentivar, facilita a compreensão a todos os eleitores de como deve ser feita a votação no dia das eleições”, comenta.

Recomende esta notícia

Clique e conheça o Rio Quente Resorts - PRQ

Compre seu ingresso para o Hot Park no Top Ingressos.

Itens relacionados

Comentários

Não existem comentários para esta notícia.

Deixe seus comentários:
  • *
  • *
  • *
  • Enviar Comentário