TriânguloMineiro.com

Lampião tem fotos inéditas

Voltar

Cidade(s): Uberlândia

Lampião tem fotos inéditas

A empresa cearense Abafilm vai restaurar 50 fotografias, sendo 24 inéditas, de Lampião, Maria Bonita e seu grupo de cangaceiros, que nos anos 20 e 30 percorreu sete estados do Nordeste fazendo justiça a sua maneira, numa vida de sangue e medo pelo sertão. A restauração é resultado do acordo firmado entre a empresa cearense e Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita.
    Todas as fotografias existentes de Lampião e seu bando no sertão nordestino entre 1935 e 1936, foram tiradas pelo libanês Benjamim Abrahão. Como secretário de Padre Cícero, por quem Lampião tinha veneração, Benjamim conheceu o rei do cangaço em 1926, quando este recebia em Juazeiro do Norte, no Ceará, a patente de capitão. Alguns anos depois da morte do religioso, Benjamim procurou Lampião e se ofereceu para registrar sua vida em fotografias e filmagem.
    Com a permissão de Lampião para o serviço e para conviver entre os cangaceiros, Benjamim Abrahão buscou parceria com Adhemar Bezerra de Albuquerque, fundador da Abafilm, que forneceu equipamento, filmes e o ensinou a fotografar e filmar.
    Segundo Antônio Amaury Corrêa de Araujo, pesquisador do cangaço no Brasil, Benjamim Abrahão esteve comprovadamente duas vezes no sertão com o grupo de Lampião, permanecendo ao todo quatro meses. Com as fotografias feitas, Lampião escreveu e assinou documento com o seguinte texto:
    Illmo Sr. Bejamim Abrahão
    Saudações
    Venho lhi afirmar que foi a primeira peçoa que conceguiu filmar eu com todos os meus peçoal cangaceiros, filmando assim todos us muvimento da noça vida nas catingas dus sertões nordestinos.
    Outra peçoa não conciguiu nem conciguirá nem mesmo eu consintirei mais.
    Sem mais do amigo
    Capm Virgulino Ferreira da Silva
    Vulgo Capm Lampião

fonte:Agência Brasil

Recomende esta notícia

Clique e conheça o Rio Quente Resorts - PRQ

Compre seu ingresso para o Hot Park no Top Ingressos.

Itens relacionados