TriânguloMineiro.com

Um terço das pessoas contaminadas pelo HIV na América Latina vive no Brasil

Voltar

Cidade(s): Uberlândia

Um terço das pessoas contaminadas pelo HIV na América Latina vive no Brasil

Um terço das pessoas contaminadas pelo HIV na América Latina vive no BrasilEstá no Brasil um terço das 1,8 milhão de pessoas que vivem com HIV (o vírus causador da aids) na América Latina, segundo o Relatório Mundial sobre Aids, referente a 2005. O documento foi divulgado hoje (21) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde 2003, foram registrados 200 mil novos casos na América Latina, com 66 mil mortes. O relatório explica que a grande concentração de casos no país ocorre basicamente em razão do elevado número de habitantes, cerca de 180 milhões de pessoas.

Em relação ao Brasil, o estudo destaca a falta de conhecimento dos jovens entre 15 e 24 anos sobre as formas de transmissão da doença. Cerca de 38% deles não souberam mencionar espontaneamente os meios de contágio. De acordo com o diretor do Programa Nacional de DST/aids, Pedro Chequer, quando a pergunta é estimulada (oferece respostas de múltipla escolha), mais de 90% dos jovens demonstram ter conhecimento sobre o assunto.

Sobre a situação mundial, o relatório aponta que, apesar de ter sido identificada queda no número de casos em alguns países, a aids continua crescendo, tendo atingido cerca de 40,3 milhões de pessoas em 2005. Em 2003, eram 37,5 milhões de infectados (o relatório não traz os dados referentes a 2004).

Fonte: Agência Brasil

Recomende esta notícia

Clique e conheça o Rio Quente Resorts - PRQ

Compre seu ingresso para o Hot Park no Top Ingressos.

Itens relacionados